Uma Breve Reflexão Acerca das Teorias do Desenvolvimento
Cognitivo e Tentando Compreender Como ele Ocorre na Criança
AMARAL, Fernanda Rodrigues de
ARAÚJO, Eloisa Ferreira de
COSTA, Francielly Dias
FARIAS JÚNIOR, Gérson Carneiro
FONSECA, Andréa Luiza da
INTRODUÇÃO
A ideia da elaboração deste
trabalho surgiu da necessidade de tentar compreender como ocorre o
desenvolvimento cognitivo, para que possamos entender o processo de
aprendizagem da criança. Ao observarmos o desenvolvimento cognitivo percebemos
que o mesmo está ligado a estudos e acompanhamentos psicológicos realizados
para diferenciar os pensamentos e as atitudes humanas. Geralmente a maioria é
realizada com crianças para compreender e caracterizar a variação da imaginação
e da intelectualidade de uma criança para outra. Com base nessas pesquisas, os
cientistas relatam que a inteligência da criança é construída com as
informações que o cérebro consegue absorver com o passar do tempo, com a
aprendizagem que elas adquirem no decorrer da vida.
OBJETIVOS
Ø Refletir
sobre a definição do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget e Vygotsky.
Ø Compreender
as mudanças do processo de desenvolvimento cognitivo na criança.
Ø Entender
o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal.
DISCUSSÃO
“O desenvolvimento cognitivo
pode ser entendido como um processo pelo qual os indivíduos adquirem conhecimento
sobre o mundo ao longo da vida” (BOCK, 2002).
Os teóricos, Jean Piaget
(1896 - 1980) e Vygotsky (1896 - 1934) contribuíram e contribuem de forma
significativa para a educação infantil em relação ao desenvolvimento cognitivo
da criança. A Teoria Cognitiva foi criada pelo suíço Jean Piaget para explicar
o desenvolvimento cognitivo humano. Destacamos que os estudos realizados por
Piaget aconteceram por meio da observação, registro e acompanhamento do
comportamento de seus filhos, ele anotava o crescimento deles dia a dia. De
acordo com a sua teoria, o desenvolvimento cognitivo humano é dividido em
quatro estágios: sensório-motor (0 a 2anos), nele ocorre o aperfeiçoamento dos
reflexos; pré-operatório (2 a 7 anos), nessa etapa acontece a representação
mental; operatório-concreto, é o momento em que ocorre a abstração; e operações
formais (12 anos em diante), é o estágio onde ocorre o raciocínio lógico. “O ponto essencial da teoria é o de que o
conhecimento resulta de interações entre sujeito e objeto que são mais ricas do
que aquilo que os objetos podem fornecer por eles mesmo” (PIAGET, apud, BECKER,
2010, p.87). Diante disso, fica evidente que para Piaget, o conhecimento não
ocorre pelas informações que os objetos têm, mas pela ação do sujeito sobre essas
informações transformando-as em conhecimentos. Portanto, a relação sujeito e
objeto constitui uma interação indispensável para a construção de conhecimentos
científicos por parte do estudante. É necessário que o ensino possibilite ao
aprendiz situações que permitem a pesquisa e a investigação para que o sujeito
aprenda ativamente o processo de construção do saber.
Figura[1]:
mediação na Zona de Desenvolvimento Proximal
Fonte:
site do Colégio do Tremembé
Vygotsky (2003) cria um
conceito para explicitar o valor da experiência social no desenvolvimento
cognitivo. Segundo ele, a relação entre desenvolvimento e aprendizagem, se dá
em dois níveis de desenvolvimento: o nível de desenvolvimento real e o nível de
desenvolvimento potencial. “O nível de desenvolvimento real é o nível onde
ocorre o desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram
como resultado de certos ciclos de desenvolvimento já completados” (VYGOTSKY,
2003, p. 110). Ou seja, esse nível pode ser caracterizado pelas operações
mentais e atividades que a criança consegue realizar sozinha, fundamentais para
que ela avance no desenvolvimento e construa novos conhecimentos. O nível de
desenvolvimento potencial se refere aquilo que a criança é capaz de fazer com a
ajuda de outra pessoa, seja o adulto ou outras crianças. O conceito já carrega
sua explicitação: o nível de desenvolvimento potencial implica nas
potencialidades da criança para realizar atividades, resolver problemas, apropriar-se
de novos conhecimentos, sob a orientação de um adulto ou em colaboração com
outros companheiros. No momento dessa mediação, quando se busca ensinar algo ou
ajudar a criança a realizar alguma atividade, estamos agindo sobre o que
Vygostky denomina de zona de desenvolvimento proximal (ZDP). A ZDP não é um
nível do desenvolvimento, mas sim o momento em que, por meio da mediação dos
outros, a criança avança do nível potencial (aquilo que pode fazer com a ajuda
dos outros) para o nível real (aquilo que agora já pode fazer sozinha).
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Percebemos que a teoria do
desenvolvimento cognitivo veio para ampliar os nossos conhecimentos; possibilitou
um grande avanço na área educacional em relação ao processo ensino e
aprendizagem e na relação professor aluno. Dessa forma, a pesquisa
contribui como fonte de conhecimento teórico para a constituição de uma
metodologia que permita ao professor um ensino de melhor qualidade observando a
criança em seus diversos aspectos. Passando a entender melhor a atuação do
professor no processo ensino aprendizagem frente a sua intervenção na Zona de
Desenvolvimento Potencial, levando a criança a uma patamar de conhecimento mais
elevado.
REFERÊNCIAS
BECKER, Fernando. O caminho da aprendizagem
em Jean Piaget e Paulo Freire: Da ação à operação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010
BOCK, Ana Mercês Bahia et al. Psicologias:
Uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002.
PIAGET, Jean. A epistemologia genética.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1971.
PIAGET, Jean. Problemas de psicologia
genética. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
VYGOTSKY,
Lev Semenovich. A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos
psicológicos superiores. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
[1]
Disponível em: http://www.colegiodotremembe.com.br/novo-wp/wp-content/uploads/2012/04/cuidar-educar.jpg
Acesso em: maio de 2014.
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