terça-feira, 27 de maio de 2014

Uma Breve Reflexão Acerca das Teorias do Desenvolvimento Cognitivo e Tentando Compreender Como ele Ocorre na Criança
AMARAL, Fernanda Rodrigues de
ARAÚJO, Eloisa Ferreira de
COSTA, Francielly Dias
FARIAS JÚNIOR, Gérson Carneiro
FONSECA, Andréa Luiza da

INTRODUÇÃO

A ideia da elaboração deste trabalho surgiu da necessidade de tentar compreender como ocorre o desenvolvimento cognitivo, para que possamos entender o processo de aprendizagem da criança. Ao observarmos o desenvolvimento cognitivo percebemos que o mesmo está ligado a estudos e acompanhamentos psicológicos realizados para diferenciar os pensamentos e as atitudes humanas. Geralmente a maioria é realizada com crianças para compreender e caracterizar a variação da imaginação e da intelectualidade de uma criança para outra. Com base nessas pesquisas, os cientistas relatam que a inteligência da criança é construída com as informações que o cérebro consegue absorver com o passar do tempo, com a aprendizagem que elas adquirem no decorrer da vida.

OBJETIVOS

Ø  Refletir sobre a definição do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget e Vygotsky.
Ø  Compreender as mudanças do processo de desenvolvimento cognitivo na criança.
Ø  Entender o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal.

DISCUSSÃO

“O desenvolvimento cognitivo pode ser entendido como um processo pelo qual os indivíduos adquirem conhecimento sobre o mundo ao longo da vida” (BOCK, 2002).
Os teóricos, Jean Piaget (1896 - 1980) e Vygotsky (1896 - 1934) contribuíram e contribuem de forma significativa para a educação infantil em relação ao desenvolvimento cognitivo da criança. A Teoria Cognitiva foi criada pelo suíço Jean Piaget para explicar o desenvolvimento cognitivo humano. Destacamos que os estudos realizados por Piaget aconteceram por meio da observação, registro e acompanhamento do comportamento de seus filhos, ele anotava o crescimento deles dia a dia. De acordo com a sua teoria, o desenvolvimento cognitivo humano é dividido em quatro estágios: sensório-motor (0 a 2anos), nele ocorre o aperfeiçoamento dos reflexos; pré-operatório (2 a 7 anos), nessa etapa acontece a representação mental; operatório-concreto, é o momento em que ocorre a abstração; e operações formais (12 anos em diante), é o estágio onde ocorre o raciocínio lógico. “O ponto essencial da teoria é o de que o conhecimento resulta de interações entre sujeito e objeto que são mais ricas do que aquilo que os objetos podem fornecer por eles mesmo” (PIAGET, apud, BECKER, 2010, p.87). Diante disso, fica evidente que para Piaget, o conhecimento não ocorre pelas informações que os objetos têm, mas pela ação do sujeito sobre essas informações transformando-as em conhecimentos. Portanto, a relação sujeito e objeto constitui uma interação indispensável para a construção de conhecimentos científicos por parte do estudante. É necessário que o ensino possibilite ao aprendiz situações que permitem a pesquisa e a investigação para que o sujeito aprenda ativamente o processo de construção do saber.


Figura[1]: mediação na Zona de Desenvolvimento Proximal
Fonte: site do Colégio do Tremembé

Vygotsky (2003) cria um conceito para explicitar o valor da experiência social no desenvolvimento cognitivo. Segundo ele, a relação entre desenvolvimento e aprendizagem, se dá em dois níveis de desenvolvimento: o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial. “O nível de desenvolvimento real é o nível onde ocorre o desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimento já completados” (VYGOTSKY, 2003, p. 110). Ou seja, esse nível pode ser caracterizado pelas operações mentais e atividades que a criança consegue realizar sozinha, fundamentais para que ela avance no desenvolvimento e construa novos conhecimentos. O nível de desenvolvimento potencial se refere aquilo que a criança é capaz de fazer com a ajuda de outra pessoa, seja o adulto ou outras crianças. O conceito já carrega sua explicitação: o nível de desenvolvimento potencial implica nas potencialidades da criança para realizar atividades, resolver problemas, apropriar-se de novos conhecimentos, sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outros companheiros. No momento dessa mediação, quando se busca ensinar algo ou ajudar a criança a realizar alguma atividade, estamos agindo sobre o que Vygostky denomina de zona de desenvolvimento proximal (ZDP). A ZDP não é um nível do desenvolvimento, mas sim o momento em que, por meio da mediação dos outros, a criança avança do nível potencial (aquilo que pode fazer com a ajuda dos outros) para o nível real (aquilo que agora já pode fazer sozinha).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Percebemos que a teoria do desenvolvimento cognitivo veio para ampliar os nossos conhecimentos; possibilitou um grande avanço na área educacional em relação ao processo ensino e aprendizagem e na relação professor aluno. Dessa forma, a pesquisa contribui como fonte de conhecimento teórico para a constituição de uma metodologia que permita ao professor um ensino de melhor qualidade observando a criança em seus diversos aspectos. Passando a entender melhor a atuação do professor no processo ensino aprendizagem frente a sua intervenção na Zona de Desenvolvimento Potencial, levando a criança a uma patamar de conhecimento mais elevado.

REFERÊNCIAS

BECKER, Fernando. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire: Da ação à operação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010
BOCK, Ana Mercês Bahia et al. Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002.
PIAGET, Jean. A epistemologia genética. Petrópolis, RJ: Vozes, 1971.
PIAGET, Jean. Problemas de psicologia genética. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

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