quarta-feira, 8 de julho de 2009

Reconheça a Hora de Trocar o Personal Trainer

Você se esforça e procura respeitar todas as lições que seu personal trainer passa. O problema é que os resultados não estão surtindo o efeito esperado e, para falar a verdade, seu professor não anda atendendo suas expectativas. Mas como descobrir se o problema realmente está nele? Alguns professores se acomodam e acabam tirando a motivação dos alunos. Para reconhecer se o problema anda rondando em seus treinos, confira as pistas.
  • Ele falta e muda os horários de aula;

Isso pode diminuir seu rendimento drasticamente, já que muitas aulas acabam perdidas e o corpo perde o pique por causa dos dias seguidos de descanso. Se nem o seu professor está comprometido, você também não vai conseguir se envolver diretamente com os exercícios. Essa atitude além de desestimulante, diminui os resultados.

  • A amizade é íntima demais;

Nenhum problema em fazer do seu professor um amigo, ou vice-versa. Mas quando essa intimidade invade as aulas, a relação profissional tende a ficar complicada. Quando você ficar com preguiça, por exemplo, ele pode entrar na sua e abrir mão de exigir resultados. Se sentir que não consegue separar a amizade da hora do treino, o melhor é escolher um novo professor. Afinal, se ele é mesmo seu amigo, vai entender.

  • As repetições já estão cansativas;

Você não agüenta mais praticar os mesmos exercícios. Quando pensa que vai mudar, lá vem ele com mais uma daquelas séries que você já decorou. O problema é um dos mais comuns e mostra dois erros: falta de comprometimento do professor, que não busca se atualizar e dar fôlego novo às aulas, e desatenção com você, que deve ter dado algum sinal de que deseja experimentar novos exercícios. E, na hora de buscar um novo professor, pergunte como funciona o plano de aulas que ele oferece, evitando o mesmo mal estar.

  • Faltam estímulos no treino;

A aula nunca vai além da execução do treino e você tem a sensação de que um robô está ensinando a prática correta dos exercícios. Um professor que passa as aulas no próprio mundo, passa as séries e nem nota as suas dificuldades merece um pito. Principalmente no começo, é essencial que o professor te ajude e te estimule a gostar dos exercícios, caso contrário, você vai desistir rapidinho. Que tal procurar alguém que te dê força para seguir em frente? Existem vários professores que seguem essa linha.

  • Ele nunca conhece as novidades;

Quando você comenta novidades, seu professor sempre faz cara de espanto. A repetição dos exercícios básicos dá o tom das aulas e o seu desempenho reflete a preguiça do professor. A falta de atualização não só prejudica os eu desempenho como faz você perder tempo. Além de ficar de olho nos lançamentos de aulas e aparelhos, um bom personal sempre lê os estudos e conhece as tendências não só da área de esportes, mas na de dieta também.

  • Muita orientação e pouca prática;

Na hora da caminhada ou da corrida, ele fica olhando de longe e não faz a menor questão de acompanhar seu ritmo. Normalmente, a companhia é um dos agentes que mais motivam e explicação para muitos alunos procurarem o apoio de um personal. Ter o seu pique, de fato, não é papel do personal. Mas se você busca um parceiro, deixe isso claro na hora de contratar as aulas e troque o professor caso não se sinta atendido.

Se o seu Personal Trainer demostrou qualquer um desses 6 (seis) "sintomas" significa que você precisa muito de trocar de Personal Trainer, valorise você, seu dinheiro e seu tempo, troque de professor. Assim você poderá conseguir os seus objetivos com muito mais rapidez e eficácia. Qualquer dúvida entre em contato.

*Escrito por Gérson Carneiro de Farias Júnior, personal trainer, especialista em treinamento desportivo.

2 comentários:

  1. oi tudo bem?
    gostei de conhecer o seu blog...
    muito legal várias informações inportantes..
    quero ler todas...
    obrigada por me deixar participar..
    beijos..

    ResponderExcluir
  2. E isso ai Fatima, continue acompanhando as novidades do mundo da Educação Física, esporte e saúde, sempre trarei novidades e curiosidades para você e todos que queiram saber mais um pouco.
    Um super abraço e aguardo novo contato.

    ResponderExcluir