quarta-feira, 1 de abril de 2009

Diabetes que mal é esse?

1 - O que é a diabetes?
=> A diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue, esse acumulo de glicose no sangue se deve pela dificuldade que o organismo tem de levar a glicose para dentro da célula, essa dificuldade ocorre pela falta ou deficiência do hormônio chamado insulina que é o responsável em levar a glicose para dentro da célula, para que ela possa utiliza-la com fonte de energia. Causa uma disfunção do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.

2 - Que tipos de diabetes existem?

=>Existe (03) três tipos de diabetes:
  • Diabetes Tipo 2 (Diabetes Não Insulino-Dependente) - É a mais freqüente (90% dos casos).O pâncreas produz insulina, mas as células do organismo oferecem resistência à ação da insulina. O pâncreas vê-se, assim, obrigado a trabalhar cada vez mais, até que a insulina produzida se torna insuficiente e o organismo tem cada vez mais dificuldade em absorver o açúcar proveniente dos alimentos. Este tipo de diabetes aparece normalmente na idade adulta e o seu tratamento, na maioria dos casos, consiste na adaptação duma dieta alimentar, por forma a normalizar os níveis de açúcar no sangue. Recomenda-se também a atividades física regulares.
=> Caso não consiga controlar a diabetes através de dieta e atividade física regular, o doente deve recorrer a medicação específica e, em certos casos, ao uso da insulina. Neste caso deve consultar sempre o seu médico. Para que não chegue a esse casos do uso de insulina, procure um Personal Trainer registrado e inicie seus exercícios.
  • Diabetes Tipo 1 (Diabetes Insulino-Dependente) - É mais rara. O pâncreas produz insulina em quantidade insuficiente ou em qualidade deficiente ou ambas as situações. Como resultado, as células do organismo não conseguem absorver, do sangue, o açúcar necessário, ainda que o seu nível se mantenha elevado e seja expelido para a urina. Contrariamente à diabetes tipo 2, a diabetes tipo 1 aparece com maior frequência nas crianças e nos jovens, podendo também aparecer em adultos e até em idosos. Não está diretamente relacionada, como no caso da diabetes tipo 2, com hábitos de vida ou de alimentação errados, mas sim com a manifesta falta de insulina. Os doentes necessitam de uma terapêutica com insulina para toda a vida, porque o pâncreas deixa de a produzir, devendo ser acompanhados em permanência pelo médico e outros profissionais de saúde.
=> Porem mesmo não sendo diretamente relacionada a hábitos de vida, um hábito de vida saudável pode melhorar a situação, aliando alimentação balanceada e uma pratica de exercícios leves e sobre a orientação de um profissional da Educação Física, procure um Personal Trainer.
  • Diabetes Gestacional - Surge durante a gravidez e desaparece, habitualmente, quando concluído o período de gestação. No entanto, é fundamental que as grávidas diabéticas tomem medidas de precaução para evitar que a diabetes do tipo 2 se instale mais tarde no seu organismo.
A diabetes gestacional requer muita atenção, sendo fundamental que, depois de detectada a hiperglicemia, seja corrigida com a adaptação duma dieta apropriada e pratica de exercícios físicos devidamente acompanhada por um Personal Trainer. Quando esta não é suficiente, há que recorrer, com a ajuda do médico, ao uso da insulina, para que a gravidez decorra sem problemas para a mãe e para o bebê. Um dado estatístico, uma em cada 20 grávidas pode sofrer desta forma de diabetes.

3 - Como prevenir a diabetes?
- Controlo rigoroso da glicemia, da tensão arterial e dos lipídios;
-Vigilância dos órgãos mais sensíveis, como a retina, rim, coração, nervos periféricos, entre outros;
-Bons hábitos alimentares;
-Prática constantes de exercício físico devidamente orientada por um profissional da área;
-Não fumar;
-Cuidar da higiene e vigilância dos pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário