segunda-feira, 29 de março de 2010

Exercícios de Propriocepção Na Recuperação Física e Funcional

Quando se fala em recuperação funcional de atletas/desportistas lesionados, pensamos nos exercícios chamados de propriocepção, importante ferramenta na reabilitação que o fisioterapeuta necessariamente deve utilizá-los com o objetivo de recuperar integralmente o atleta/desportista lesionado. Para isso é adequado que se compreendam alguns conceitos importantes.
Propriocepção refere-se à percepção consciente e inconsciente do posicionamento articular, enquanto cinestesia é a sensação do movimento ou da aceleração articular. Vamos entender como funciona este mecanismo: Inicialmente, os sinais proprioceptivos e os cinestésicos são transmitidos para a medula espinhal por meio das vias sensoriais aferentes, a informação é processada em nível do córtex cerebral, que devolve em resposta eferente motora. A esta resposta chamamos de controle neuromuscular.
Dentre os proprioceptores destacamos: os mecanorreceptores articulares: corpúsculo de Pacini, corpúsculos de Meissner e terminações nervosas livres. Estes estão localizados nas articulações e são responsáveis por fornecerem informações proprioceptivas quanto ao posicionamento articular. Verifica-se, também, os mecanorreceptores tenomusculares: os fusos musculares, presentes nos músculos que detectam alterações no comprimento e na velocidade do músculo. Os órgãos tendinosos de Golgi (OTG), localizados no tendão e na junção tendão-músculo, detectam o nível de tensão muscular. Ao menor sinal, protegem a unidade músculo-tendão quanto ao excesso de tensão que podem provocar danos. Estes proprioceptores é que levam informação da periferia para o córtex cerebral, produzindo resposta eferente motora de: alívio da dor, controle de movimento, resposta funcional eficaz, etc.
Vejamos a seqüência abaixo, refere sobre a lesão e a importância do trabalho proprioceptivo, para o restabelecimento do controle neuromuscular alterado.
Lesão - déficit proprioceptivo - controle neuromuscular alterado - instabilidade funcional - lesão repetitiva.

OBJETIVOS
O objetivo do treinamento/tratamento proprioceptivo e cinestésico é restaurar as propriedades sensoriais das estruturas capsulares e ligamentares lesionadas e melhorar a sensibilidade dos nervos aferentes, que levam informação sensorial para o córtex cerebral.


REESTABELECIMENTO DO CONTROLE NEUROMUSCULAR
Exercícios em cadeia fechada, na sala de musculação (com os pés apoiados no solo ou aparelho) ao longo da amplitude do movimento estimulam os receptores articulares.
Uso de bandagens elásticas compressivas ou suportes (órteses) de neoprene estimulam os receptores cutâneos fornecendo informações proprioceptivas e cinestésicas.
Mobilização articular melhora a acuidade proprioceptiva e cinestésica consciente.
Exercícios de estabilização dinâmica: requer a antecipação e a reação às cargas articulares, obtém-se colocando a articulação em situações vulneráveis, nas quais o equilíbrio dinâmico é estabelecido em situações controladas. Os exercícios de equilíbrio (giroplano, cama elástica, pedalinho, balancinho, caixa de areia etc.) e os pliométricos (saltos com obstáculos e em profundidade), são bastante adequados.
Controle neuromuscular reativo: devem induzir “perturbações” articulares inesperadas, deslocamentos laterais, saltos, saltitos, deslocamentos frontais e de costas, exercícios com bola, chutes, arremessos, etc.
Atividades funcionais: têm como objetivo retornar o atleta/desportista ao nível de atividade antes da lesão, restaurando a estabilidade funcional e dos padrões de movimentos específicos para o esporte, minimizando o risco de nova lesão.
Por fim, os testes funcionais: o objetivo é avaliar se o atleta/desportista está recuperado e pronto para retornar às atividades desportivas. Neste caso, deve-se incluir exercícios que envolvam posicionamentos e manobras em que a articulação fica vulnerável, adaptando as tarefas de movimento próximas do gestual motor desportivo utilizado no esporte que atua.
É importante considerar que os exercícios de controle neuromuscular (proprioceptivo) devem se fazer presentes no processo de recuperação fisioterapeutica, sendo atletas ou não. Em sendo atletas ou praticantes de atividades desportivas regulares, estes são necessários para restabelecer o controle e a eficiência biomecânica do movimento, atividades que geram instabilidades para ganhar estabilidade funcional.
No tocante à prevenção de lesões, deve-se incluir num programa de treinamento, exercícios de equilíbrio estático e dinâmico baseados na interação entre corpo e ambiente.


Fonte: Marcelo Luiz de SouzaFisioterapeuta - Crefito 2: 74644-F

Um comentário:

  1. Fantástico!
    Adorei ler o que você escreveu, com muita propriedade. Até que enfim, alguém da E. F. escreve direito e se faz entender.
    Parabéns.
    Marilena.

    ResponderExcluir